E esse tal de PDI, ou plano de desenvolvimento individual?

Quem nunca parou e pensou “o que eu preciso fazer pra melhorar?” seja para ser promovido ou assumir um projeto que tem interesse.

E aí que entra o PDI. Muitas empresas tem ciclos de avaliação de desempenho e competências de sucesso. Outras trabalham com métodos um pouco mais constantes de feedback, mas sempre baseado nos valores e competências da empresa e, portanto, nos comportamentos esperados dos funcionários.

E a pergunta é sempre a mesma: está bom entendi que eu preciso melhorar nesse ponto mas como que eu faço isso? E o mais especial desse plano de desenvolvimento individual é que ele é só seu, ele é só pra você, diferente de treinamentos que as empresas dão para grupos ou disponibilizam cursos.

É um plano pra você ver aonde quer chegar e o que que poderia fazer para atingir esse objetivo. Muita gente acha que é uma obrigação da empresa ou do gestor fazer esse plano para a pessoa, mas esquece que a gente é que tem que se desenvolver, ninguém pode fazer isso pra gente. O papel do gestor é de questionar, ajudar nessa avaliação e apoiar nesse acompanhamento das ações que o funcionário pode fazer ao longo do tempo para continuar evoluindo na profissão.