No meio profissional, fala-se cada vez mais das soft skills, que são algumas atitudes comportamentais inatas ou aperfeiçoadas por cada pessoa. Por contraposição, as hard skills são as competências técnicas ensinadas na escola.
As soft skills servem para medir o nível de especialização do trabalhador, ou seja, a forma como desempenha as tarefas que se propõe a executar, a sua preparação e competência para um desempenho eficiente.
Por que as Soft Skills são importantes?
Não menospreze as “soft skills” – habilidades intangíveis, relacionadas a aspectos da personalidade – na hora de preparar seu currículo. A grande maioria dos empregadores (77%) acredita que essas características são tão importantes quanto as competências técnicas aprendidas para executar um trabalho específico, cujo resultado pode ser mensurado como, por exemplo, operar um programa de computador. Para 16%, as “soft skills” são até mais importantes que a capacidade técnica na avaliação de um candidato para uma vaga.
Soft Skills que você pode aperfeiçoar como mãe:
Habilidade de assumir riscos: quando você decide ter um filho e aceita todos os desafios que vêm com a maternidade.
Esforço e Sacrifício: quando você prioriza as necessidades dos filhos em detrimento de suas próprias necessidades.
Comunicação e oratória: quando você conta as mesmas histórias para as crianças, de tantas formas diferentes.
Motivação: quando você ensina as crianças a se levantarem a cada queda de um novo desafio.
Administração de recursos: quando você faz aquela “ginástica” para fazer fechar as contas do mês com apenas um salário na casa.
Auto-motivação: quando você não desiste por ter que repetir tantas vezes as mesmas tarefas, como trocar a fralda, por exemplo.
Organização e planejamento: quando você cuida da casa, da agenda das crianças, da comida, da logística para levar e buscar…
Perseverança: quando você ensina uma criança com todo amor e paciência.
Trabalho em equipe e liderança: quando você trabalha para manter a família sempre unida.
Por favor, não me leve a mal: você pode aprender essas habilidades de uma maneira diferente, mas ser mãe pode te ajudar muito!
Seu currículo
Mães não são todas iguais e não existe uma formula mágica que vai funcionar para todas. Cada mulher tem uma experiência única como mãe. Talvez a maternidade a fez descobrir que você não quer trabalhar mais. Quem sabe você aprendeu coisas novas sobre você e agora deseja iniciar uma nova profissão? Ou talvez você apenas deseja continuar no caminho que já vinha traçando… Não importa! Acreditamos que TODOS os caminhos são válidos se eles te fazem feliz. Não existe certo ou errado. Apenas siga seu coração que você vai encontrar seu próprio caminho.
Colocando em prática
Reflita um momento. Relembre toda sua jornada desde a gestação até hoje. O que você aprendeu? Se precisar de inspiração, leia a lista de soft skills acima. Pegue uma folha de papel e divida em 3 partes. Escolha 3 soft skills que você considera os mais importantes. Para cada uma das soft skills, siga os passos abaixo:
- Descreva uma situação na qual você, como mãe, aplicou esse soft skill de uma maneira que você nunca tinha feito antes.
- Agora lembre alguma situação semelhante no seu emprego. Como você poderia ter melhorado essa situação se tivesse aplicado esse soft skill da maneira como você descreveu no passo anterior?
- Baseado nas respostas anteriores, escreva uma frase sobre como você pode aplicar esse soft skill na sua carreira hoje. Você não precisa colocar no seu currículo. Mas é muito importante ter isso claro para que você esteja preparada para responder ao recrutador de forma confiante.
Agora que você já esta mais segura, vamos nos preparar para o grande dia! Normalmente, os recrutadores e gerentes prestam mais atenção quando falamos de forma confiante. Esteja confiante e mostre que você está preparada para voltar ao mercado!
Em ação!
Se voce achar melhor não colocar no seu curriculo as soft skills, tudo bem. Mas é bem provável que o recutador pergunte durante a entrevista sobre o período que voce ficou fora do mercado. Esteja preparada para responder de forma confiante “Eu decidi me afastar do mercado de trabalho para me dedicar aos meus filhos. Eles eram muito pequenos e precisavam de mim por perto. Durante esse período, eu melhorei algumas soft skills como organização, planejamento e trabalho em equipe. Esse periodo foi muito importante para minha família e eu pude refletir sobre a minha carreira. Agora eu tenho tudo organizado e estou preparada para voltar ao mercado de trabalho.”
> Se o recrutador perguntar mais detalhes das soft skills, lembre-se do exercício que fizemos e comente os exemplos que praticamos.
Quando você decidir começar a procurar um emprego, tenha em mente que um bom currículo talvez não seja o sufuciente. Você também vai precisar se atualizar! Fazer cursos e ler novos livros podem ser ótimas formas de adquirir conhecimento. Existe também a possibilidade de procurar um “coaching” para montarem juntos uma estratégia para a sua grande volta.
Se você conhecer algum curso ou profissional especializado em orientar mães na volta ao mercado, por favor compartilhe com a gente para que possamos manter esse conteúdo atualizado. Se você também souber outras formas de falar sobre soft skills no curriculo, mande seus comentários e vamos complementando nossa lista.
Fonte: http://www.realmaternidade.com.br/devoltaaotrabalho
Comentários