Ter uma rede de contatos estabelecida tornou-se uma parte crítica de nossas vidas profissionais. Quando feito corretamente, o networking pode fornecer uma série de benefícios, incluindo a troca de conhecimentos, recursos e ideias que podem levar a sua carreira para o próximo nível e promover amizades ao longo do caminho.

Em tempos de crise como o que estamos enfrentando, a força do network se torna mais evidente, já que um processo de recolocação pode ser mais desafiador.

Neste artigo falamos sobre como uma rede de contatos profissionais pode ajudar você nesse desafio e damos dicas de como ampliá-la de forma inteligente. Acompanhe! Também temos uma série de vídeos para assistir quando quiser.

Como o network ajuda no processo de recolocação profissional?

Não há como negar o poder que uma rede de contatos pode ter sobre o sucesso da sua carreira. Quando bem-sucedido, o networking não apenas ajuda você a conseguir um emprego mais rapidamente, mas também proporciona uma vantagem competitiva em todas as etapas da sua carreira. Veja aqui o porquê.

Reavaliando suas qualificações

O networking se torna uma verificação da realidade dos candidatos a vagas de emprego em termos de conhecimento e habilidades. As profissões e indústrias flutuam de tempos em tempos, tornando as qualificações de alguns trabalhadores obsoletas. O networking com profissionais empregados e especialistas do setor pode ajudar as pessoas a acelerarem sua empregabilidade.

As habilidades técnicas desejadas no seu setor, por exemplo, podem mudar à medida que os empregadores contratados passam a utilizar equipamentos, máquinas ou programas de software mais eficientes e automatizados.

Encontrando “trabalhos ocultos”

A busca por novas oportunidades aumenta em dificuldade quando muitos empregadores evitam anunciar vagas de emprego. Algumas vagas disponíveis podem nunca ser anunciadas online ou em classificados de jornais.

Em vez disso, recrutadores e gerentes podem contar com redes de contato internas para encontrar e atrair potenciais candidatos.

Para quem procura emprego, o networking pode ser importante para gerar novos leads depois de esgotar outras ferramentas de busca, como sites de empregos.

Desenvolvendo a carreira

Os candidatos podem usar o tempo de inatividade para trabalhar em grupos profissionais e associações comerciais. Essas organizações geralmente dão orientações aos profissionais, sobre educação continuada e desenvolvimento de carreira.

As empresas geralmente apreciam os trabalhadores que tomam a iniciativa de aprimorar seus talentos e suas habilidades. Além disso, os gerentes de contratação ficam impressionados com os candidatos que permanecem focados, mesmo estando desempregados. Esses esforços de rede seguem você ao longo da sua carreira profissional.

Contando com um suporte

Não há limite de tempo para a procura de emprego, que pode durar semanas, meses ou até anos para algumas pessoas. A força do network está justamente aí: a rede de contatos pode ajudar as pessoas a evitar o desânimo durante uma prolongada busca por emprego.

Às vezes, as pessoas precisam de um ouvido compreensivo para desabafar sobre uma busca malsucedida ou compartilhar a empolgação depois de finalmente conseguir um novo emprego.

A rede de contatos também pode melhorar sua vida social, à medida que você encontra novos locais para conhecer profissionais. Os candidatos a vagas de emprego podem até usar sites pessoais e profissionais, bem como mídias sociais como ferramentas de busca de emprego.

Como manter contatos com outros profissionais?

Para quem está em busca de recolocação ou quer criar uma base de clientes, o networking é um excelente caminho para descobrir oportunidades. Com reuniões de grupo, atividades diárias e até mesmo refeições em restaurantes sendo adiadas por um futuro próximo em função do isolamento social, vários ambientes naturais de rede não estão mais disponíveis.

A boa notícia é que, devido à tecnologia moderna, não é necessário se reunir pessoalmente para desenvolver novos relacionamentos ou aprofundar os existentes. Apesar de estarmos praticando alguma forma de distanciamento social no momento, veja como manter e aumentar a sua rede na quarentena.

Faça um esforço

A parte mais difícil das redes ativas no momento é que as oportunidades naturais praticamente desapareceram. Se essa foi a sua principal fonte de conexão, você precisará ser mais intencional agora.

Talvez você estivesse acostumado a fazer as rondas no escritório ou a acompanhar o happy hour. Talvez você seja um participante de uma conferência, viajante de negócios ou membro do espaço de trabalho, que conheceu novos contatos regularmente por meio de interações diárias. Quando essas oportunidades param de acontecer, é fácil deixar passar uma semana, depois duas e depois um mês sem se conectar.

Como ainda não sabemos quanto tempo vai durar o isolamento social, não espere. Foque na proatividade e encontre novas maneiras de interagir diariamente com outros profissionais, como e-mails, mídias sociais, webinars, cursos online, bate-papos em grupos online ou a tecnologia que lhe parecer mais confortável. Dessa forma, você ficará atualizado e será exposto a novas informações mais rapidamente.

Pense no longo prazo

Mesmo que você não esteja em uma busca de emprego urgentemente ou a sua empresa não seja obrigada a restringir as atividades devido à quarentena, o que você faz agora pode ter um grande impacto sobre as oportunidades que surgem no caminho.

Se você tem um negócio, conecte-se com os clientes para compartilhar atualizações e pergunte como você pode apoiá-los, mesmo que eles não estejam em condições de contratar seus serviços pagos.

Forneça ferramentas gratuitas, se puder, por meio da sua organização ou de outras pessoas que possam beneficiá-las. Se a sua situação atual de emprego não tiver sido impactada além de um aumento no trabalho remoto, reconheça que algo pode acontecer se essa quarentena durar mais do que algumas semanas.

Isso não é para deixar você com medo, mas para inspirar ação. Permanecer conectado à sua rede, ajudar os outros sempre que possível e criar boa vontade são ações que podem ajudar você no futuro.

Participe de fóruns online

Mesmo que você não participe de discussões ou grupos online, cada vez mais eles estão surgindo para compartilhar recursos, oferecer assistência ou dar sugestões sobre tudo, desde vagas urgentes de trabalho a atividades para manter seus filhos entretidos em casa.

Encontre um que se alinhe aos seus interesses e participe da discussão. Essa é uma nova maneira de abrir a sua rede para um novo círculo, o que também pode significar exposição a diferentes oportunidades.

Fonte: Kienbaum Brasil (https://blog.kienbaum.com.br/forca-do-network/)